Sérgio Duque Estrada

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pelo PESC/COPPE/UFRJ (2013). Graduado em Comunicação Social pela ECO/UFRJ (1998). Especialização em Webdesigner pelo NCE/UFRJ (1999). Membro suplente do Comitê Gestor RedeIFES/Andifes-RNP, equipe de desenvolvimento 2 – Mídias Digitais (Plataforma OTT). Experiência em Ensino de Graduação em Comunicação Social (ECO/UFRJ 2001 a 2003). Diretor geral de produção da série televisiva da UFRJ (Rizoma) para a UTV (2001 a 2003). Representante da UFRJ no Conselho de Programação do Canal Universitário do Rio de Janeiro, UTV-NET RIO (2001 a 2006). Coordenador de Mídias Audiovisuais da UFRJ (2003 a 2008) responsável pela criação e implantação dos dois Canais Institucionais de TV por IP da UFRJ (TV Consuni e WebTV-UFRJ). Experiência na área de audiovisual em produção e direção de programas de Televisão, de vídeo-documentários e de conteúdos interativos. Atualmente desenvolvo atividades de pesquisa aplicada no Laboratório de Realidade Virtual, Lab3D/COPPE e no LPM/COPPE, relacioanadas às áreas de convergência digital, convergência de mídias, convergência das coisas, mídia interativa, mídia colaborativa e webdifusão, em um projeto interinstitucional com a UFPR e a UFSCar. Idealizador da Plataforma Webcasting de Televisão-OTT  “TVer” (Operadora Virtual de Canais de TV por IP). Canais de TV com difusão audiovisual ciberespacial, com multiprogramação e multiplataforma. Participação em Projetos na Área de Implantação de Canais de TVDi Por IP. Produção Audiovisual. TV Interativa. Coordenador do Laboratório de Produção Multimídia do PESC/COPPE. Técnico em tecnologia da informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da oficina audiovisual “Jovens pelos Jovens”, realizada em parceria com jovens das comunidades da Rocinha e João XXIII Santa Cruz, de Julho a Dezembro de 2003, através do NIPIAC do Instituto de Psicologia da UFRJ. Orientador do Projeto Social Oficinas de Produção Audiovisual na 13ª Mostra CurtaCinema e 9th Rio de Janeiro International Short Film Festival nas comunidades de Cidade de Deus e do Jardim América, entre 30 de outubro a 3 de dezembro de 2003, exibidos no dia 5 de dezembro de 2003 no Cine Odeon.